A temática do módulo 2 , ano 3 foi o Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização e este conteúdo foi
trabalhado no turno noturno das 18:00 às 22:00, em dois encontros: nos dias 16
e 23/05/2013.
Devo confessar, antes de mais nada, que o estudo do Planejamento e a Rotina foi um trabalho delicioso de ser realizado com a turma de profissionais do Terceiro ano.
No início dos encontros optei por trabalhar com vídeos reflexivos acerca do Planejamento Educacional (vídeo obtido no Youtube) e durante o desenvolvimento dos encontros, sempre intercalava vídeos motivacionais acerca do trabalho em equipe.
Para recepcionar os cursistas sempre tento inovar, no dia 16/05 por exemplo, dei boas vindas com a Mensagem de Cortella, uma espécie de convite à reflexão, que diz:
Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, ao se encontrarem, trocam as ideias; cada um vai embora com duas.
Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão...
No dia 23/05, as boas vindas foi feita a partir da audição e interpretação da música: Simples Desejo do Grupo Sambô. Alguns cursistas se sentiram tão motivados que levantaram e dançaram ao som da música.
No início dos encontros optei por trabalhar com vídeos reflexivos acerca do Planejamento Educacional (vídeo obtido no Youtube) e durante o desenvolvimento dos encontros, sempre intercalava vídeos motivacionais acerca do trabalho em equipe.
Para recepcionar os cursistas sempre tento inovar, no dia 16/05 por exemplo, dei boas vindas com a Mensagem de Cortella, uma espécie de convite à reflexão, que diz:
Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, ao se encontrarem, trocam as ideias; cada um vai embora com duas.
Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão...
No dia 23/05, as boas vindas foi feita a partir da audição e interpretação da música: Simples Desejo do Grupo Sambô. Alguns cursistas se sentiram tão motivados que levantaram e dançaram ao som da música.
Na execução das atividades, os cursistas demonstraram dedicação e compromisso com o estudo do módulo 2 desenvolvendo todas as atividades propostas.
Vale ressaltar dois momentos muito exitosos nos encontros: o primeiro um planejamento de aula levando em consideração os eixos de aprendizagens na área de Língua Portuguesa e o segundo foi o momento destinado para discussão acerca da rotina didática.
Vale ressaltar dois momentos muito exitosos nos encontros: o primeiro um planejamento de aula levando em consideração os eixos de aprendizagens na área de Língua Portuguesa e o segundo foi o momento destinado para discussão acerca da rotina didática.
Atividade de análise de texto e construção de Plano de Aula |
Discussão acerca das rotinas didáticas - trocas de experiências |
Foi bastante gratificante perceber que o
grupo interagiu de forma significativa trazendo contribuições pertinentes da
sua realidade. Nossos encontros, sem sombra de dúvidas, são momentos valiosos de
trocas de experiências e socialização de ideias.
É necessário salientar que tenho uma preocupação
muito grande em levar para a clientela de profissionais do terceiro ano
atividades inovadoras, diferenciadas e atrativas a fim de tornar nossos
encontros mais agradáveis e gostosos de participar. E, para complementar ainda mais o sucesso do estudo do módulo 2, organizei um momento de interação com a dinâmica "Eu sou" - momento "quebra gelo" destinado para o maior conhecimento entre os participantes. Nesta dinâmica, elaborei um quadro com diversas características, cada participante selecionou oito delas para melhor descrevê-los. Após o momento de apresentação, realizei um bingo (garantia de diversão e descontração) com as características selecionadas pelos participantes.
Algumas leituras deleites também foram realizadas a exemplo de: O sapo de Sapato - Antonio Filho, História de Amor - Regina Coeli e O cabelo de Lelê - Valéria Belém.
Para terminar com chave de ouro, após o momento de avaliação e autoavaliação dos cursistas, entreguei um mimo pela participação nos encontros, uma maneira de agradecer, de forma bem calorosa, pelo momento de estudo realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário