O módulo 3 (três) intitulado O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDANDO OS CONHECIMENTOS foi trabalhado em dois dias: 06/06/2013 no turno noturno das 18:00 às 22:00 e no dia 27/06 no turno vespertino e noturno das 13:00 às 17:00 e das 18:00 às 22:00.
Durante os três turnos
trabalhados, optei por iniciar nossos encontros com dinâmicas, música e vídeo com teor reflexivo objetivando promover socialização e interação com
todos os participantes diante de temas significativos em sala de aula.
Utilizei como motivação a música Enquanto houver sol - Titãs, o vídeo Planejamento motivacional , a dinâmica da bola (dinâmica esta utilizada para trabalhar com a psicogênese da escrita). Para desenvolvimento desta dinâmica, cada participante recebeu uma bexiga, cada bexiga possuía dentro dela uma característica dos níveis de escrita. Munidos com a bexiga, cada participante ficou responsável de encher sua bola. Após esse momento, os cursistas foram convidados a estarem no centro para brincar com sua bexiga ao som de uma música. A brincadeira consistia em tentar estourar a bola alheia ao mesmo tempo que os alfabetizadores tinha a obrigação de proteger a sua. A medida que a bexiga era estourada, o cursista responsável por ela apanhava do chão o papel que estava dentro dela e analisava a qual nível de escrita pertencia a característica impressa. Vale ressaltar que nos quatro cantos da sala haviam cartazes com os títulos dos níveis de escrita e logo após a leitura e interpretação cada participante se dirigia ao seu cartaz e assim formava grupos.
Em pequenos grupos, conseguimos fazer o estudo
dos textos do módulo de forma interativa trazendo contribuições pertinentes
para a nossa práxis.
![]() |
Cartaz do Nível Pré-silábico |
![]() |
Cartaz do Nível Silábico Alfabético |
![]() |
Cartaz do Nível Alfabético |
Outra dinâmica realizada e que fez bastante sucesso entre os participantes foi a dinâmica "É você que faz sua turma brilhar". Inicialmente, entreguei a cada professor alfabetizador um molde de camiseta e pedir que escrevessem o que é necessário para um time ser vencedor.
Logo após, solicitei a apresentação das ideias com a finalidade de promover a socialização do grupo. E, por fim, para fortalecer esse momento de reflexão, entreguei a mensagem É você que faz sua turma brilhar - adaptado por Fernando José de Almeida e encontrado na Revista Escola.
O envolvimento dos cursistas com o tema proposto foi
relevante, pois os mesmos conseguiram instaurar, nos encontros, momentos de
diálogos e debates acerca de problemáticas encontradas e expostas no e pelo
grupo.
A troca de experiências
realizadas foi um ponto preponderante, pois os alfabetizadores se
sentiam (e se sentem) a vontade para dividir problemas, discutir soluções, compartilhar ideias
e promover práticas inovadoras capazes de fortalecer o processo educativo.
Faz-se necessário salientar que os cursistas demonstraram bastante interesse pela temática da psicogênese e por este motivo, o seu estudo foi ampliado. Elaborei diversos slides, pesquisei e apresentei variados textos trazendo as características marcantes de cada hipótese de escrita. Em grupo, discutimos acerca das intervenções necessárias para cada nível e apresentamos sugestões de atividades com a finalidade, sempre, de fazer o aluno avançar.
Como não poderia faltar, também houve, nos nossos encontros, o momento destinado para a leitura deleite. Neste módulo, desfrutamos das seguintes leituras:
![]() | |||
Leitura Deleite - 06.06.2013 |
No final dos encontros, entreguei uma lembrancinha para cada
alfabetizador.
Um dos mimos foi mensagem com chocolate e o outro foi uma linda sacola ecológica seguida de convite à reflexão sobre a vida no Planeta Terra.
Um dos mimos foi mensagem com chocolate e o outro foi uma linda sacola ecológica seguida de convite à reflexão sobre a vida no Planeta Terra.
![]() |
Mimo - 27.06.2013 |
![]() |
Mimo - 06.06.2013 |
Apesar do cansaço físico de
muitos alfabetizadores, eu percebi que muitos se fizeram presente nos encontros,
não apenas pela bolsa que recebem, mas sim
pelos momentos de aprendizados, de estudo, de interação, de troca de
conhecimentos e fortalecimento da prática educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário